Riocard Mais Cartão Digital

O Cartão Digital do app Riocard Mais evoluiu! Agora, além do pagamento por aproximação (NFC), você também pode pagar via QR Code.

Torne o pagamento da sua passagem mais fácil com a nova funcionalidade, disponível para Android e iOS.

Conheça nosso Cartão Digital

Viaje com mais rapidez, praticidade e segurança usando o Cartão Digital!

  • Pague sua passagem com facilidade: use QR Code ou aproximação.

  • Recarregue seu Cartão Digital de onde estiver: com PIX, crédito ou débito.

  • Acompanhe tudo em tempo real: controle seus gastos e viagens.

  • Conte com segurança de ponta: aproveite o Cartão Digital com tranquilidade.

Veja como pagar sua passagem com o Cartão Digital

Confira abaixo o passo a passo para você conseguir pagar sua passagem por QR Code ou Aproximação através do Cartão Digital.

  • 1

    Abra o seu Cartão Digital

    Na tela inicial do app Riocard Mais selecione a opção Cartão Digital para visualizar o seu cartão.

  • 2

    Escolha o pagamento por QR Code

    Na tela do seu Cartão Digital, clique na opção Pagar por QR Code.

  • 3

    Aponte o dispositivo do validador

    Aponte o código para o validador na parte inferior e aguarde a liberação.

  • 1

    Abra o seu Cartão Digital

    Na tela inicial do app Riocard Mais selecione a opção Cartão Digital para visualizar o seu cartão.

  • 2

    Escolha o pagamento por Aproximação

    Na tela do seu Cartão Digital, clique na opção Pagar por Aproximação.

  • 3

    Aproxime o dispositivo do validador

    Aproxime o dispositivo na parte central do validador e aguarde a liberação.

Por que o Cartão Digital não funciona em todos os validadores?

O Cartão Digital possui duas formas de pagamento:

Veja como identificar os validades compatíveis:

Validadores que realizam a leitura

  • Modelo: V3695
    Aceita:
    Aproximação
    Cartão Físico
    QR Code

    Validadores que aceitam QR Code possuem uma sinalização específica para QR Code.

  • Modelo: V3690/95W e V3690/95EMV
    Aceita:
    Aproximação
    Cartão Físico

    Validadores com a sinalização de NFC, aceitam pagamento por aproximação.

  • Modelo: V3690/81, V3680 e 3681EMV
    Aceita:
    Aproximação
    Cartão Físico

    Validadores com a sinalização de NFC, aceitam pagamento por aproximação.

  • Modelo: V3680/90MG
    Aceita:
    Aproximação
    Cartão Físico

    Validadores com a sinalização de NFC, aceitam pagamento por aproximação.

Outros identificadores

  • Identificador de pagamento por QR Code

    Procure esta sinalização nos validadores para saber onde é aceito o pagamento por QR Code e utilizá-lo corretamente.

  • Adesivo de sinalização

    Procure por este adesivo em alguns transportes públicos. Ele indica que o validador é compatível e aceita o Cartão Digital por aproximação (NFC).

Ficou com alguma dúvida?
Separamos algumas perguntas que podem te ajudar!

Como funciona o Cartão Digital?

Ao acessar o aplicativo, você pode solicitar um Cartão Digital para pagar passagens pelo seu smartphone usando a tecnologia NFC (funcionalidade está disponível apenas para Android), sem precisar de um cartão físico. Um cartão Riocard Mais será criado no seu celular, totalmente digital.

O Cartão Digital é aceito em qualquer meio de transporte?

O Cartão Digital por aproximação é aceito em todos os meios de transporte público que possuam validadores online e compatíveis com a tecnologia NFC. Já o pagamento por QR Code está disponível no Metrô Rio, nas barcas e na SuperVia (somente na estação Central do Brasil). Para informações onde é aceito o Cartão Digital, Clique aqui

Como faço para recarregar meu Cartão Digital?

Você pode recarregar seu Cartão Digital pelo próprio aplicativo Riocard Mais, no site Recarga Mais (https://recargamais.riocardmais.com.br) ou nas maquinas de recarga selecionando “recarga sem cartão”.

Posso ter mais de um Cartão Digital?

Não, só é possível gerar um Cartão Digital por CPF. Além disso, por questões de segurança, cada cadastro deve estar associado somente a um dispositivo. Ao associar o cadastro em um novo dispositivo, o mesmo é desconectado do dispositivo anterior.

Se eu não utilizar a passagem gerada no Cartão Digital, ela expira?

Sim. Você poderá conferir o tempo disponível para utilizar o Cartão Digital na tela do aplicativo. Mas não se preocupe, caso esgote o tempo de utilização, o valor não será debitado do saldo do cartão.

Em quanto tempo, após gerar uma passagem, posso gerar uma nova nomeu Cartão Digital?

Você pode gerar uma nova passagem imediatamente após o uso, ou expiração do tempo.

Cancelei meu Cartão Digital. Como resgato meu saldo?

Após efetuar o cancelamento do seu cartão digital dentro do próprio App, você precisa procurar uma de nossas lojas para resgatar os créditos do seu cartão. Encontre a loja mais perto de você em https://ondeestamos.riocardmais.com.br

É possível transferir o saldo entre um cartão físico e o Cartão Digital, oudo Cartão Digital para um cartão físico?

Não é possível transferir saldo entre um cartão físico e o Cartão Digital. Porém, para transferir saldo do Cartão Digital para um cartão físico, será necessário cancelar o Cartão Digital. Você precisará dirigir-se a uma loja Riocard Mais para resgatar o saldo remanescente ou solicitar a transferência para um Riocard Mais Expresso associado ao seu CPF. Encontre a loja mais próxima de você em https://ondeestamos.riocardmais.com.br.

Posso ver o extrato de utilização do meu Cartão Digital e o saldo do cartão é atualizado em tempo real?

Sim, no próprio app Riocard Mais é possível consultar o saldo e extrato de uso do seu Cartão Digital. Como se trata de um cartão online, as informações são atualizadas sempre que seu telefone estiver conectado à internet. No entanto, se estiver offline, pode haver um atraso na atualização das informações.

O cartão Digital está habilitado para Bilhete Único Carioca (BUC)?

Por enquanto, os benefícios tarifários disponíveis para pagamento por aproximação (NFC) são o Bilhete Único Carioca, Bilhete Único de Niterói e uso das integrações entre BRT + MetrôRio.
Atenção: O pagamento por QR Code não contempla descontos de passagens de benefícios tarifários.

Posso habilitar meu cartão para Bilhete Único Intermunicipal (BUI)?

Não. O cartão Digital não permite habilitar o Bilhete Único Intermunicipal (BUI).

Ter o Bilhete Único Carioca habilitado no meu Cartão Digital desativa o benefício do meu cartão físico?

Não, o benefício continua liberado em ambos os cartões, sem a necessidade de escolher entre um benefício e outro.
Atenção: Esse benefício é exclusivo para pagamento por NFC.

Posso pagar a passagem de outra pessoa com Cartão Digital?

Sim, é possível pagar a passagem de outra pessoa com o Cartão Digital. No entanto, o uso do cartão duas vezes seguidas na mesma linha de ônibus ou no validador do BRT e VLT não caracteriza integração do Bilhete Único Carioca (BUC), portanto o cartão debitará o valor integral das duas tarifas (benefício exclusivo para pagamento por NFC).

Estou encostando o celular no validador online e não está pagando a passagem. Qual a posição certa para fazer isso?

Você deve manter a frente do celular com o visor de frente para você, e encostar o verso do aparelho no validador. Note que o local onde o NFC está ativado vai aparecer.

Qual a diferença entre o pin e a senha de login?

Assim como em aplicativos bancários, onde você possui uma senha eletrônica para acesso ao aplicativo e uma "senha do cartão" para validar transações, no app Riocard Mais você também possui essas duas autenticações.

A senha do login lhe permite acessar o aplicativo trazendo os dados do seu cadastro. Já o pin faz a autenticação, por segurança, as transações no seu Cartão Digital. Ele será necessário a cada utilização do Cartão Digital.

Caso prefira, pode substituir a validação do pin pela validação através de informações biométricas – basta acessar o seu Cartão Digital, clicar em Pin e marcar a opção Usar Biometria.

Meu pin está dando incorreto, o que fazer?

Ao acessar o Cartão Digital, selecione o botão “Alterar pin” e redefina seu pin. Caso o erro persista, entre em contato com a gente:

Estou encostando o celular no validador online e não está pagando a passagem. Qual a posição certa para fazer isso?

Mantenha a frente do celular (com o visor voltado para você) e encoste o verso no validador. O local onde o NFC está ativado deve aparecer com uma tela verde, indicando que está autorizado a passar. Procure não mexer no celular enquanto faz isso.

Caso a tela de confirmação não apareça, verifique se o validador é online e compatível com a tecnologia NFC.

Ao passar o Cartão Digital no validador a passagem foi descontada, mas não liberou a catraca, o que fazer?

Caso seja realizada uma cobrança e a catraca não tenha sido liberada, esse valor será reembolsado automaticamente em até 48h. Caso precise de ajuda sobre esse assunto, entre em contato com o Tomais pelo WhatsApp, no número (21) 2127-4000 ou no site https://atende.riocardmais.com.br.

Por que não tenho acesso às funções Cartão Digital e Valida Mais?

Atualmente essas funcionalidades estão disponíveis apenas para Android, pois a tecnologia dos nossos cartões não é lida pelo iOS.

Como usar o pagamento por QR Code?

Para usar o pagamento por QR Code, aproxime o código da base dos validadores. Esses validadores também aceitam os cartões Riocard Mais e estão identificados com adesivos da Riocard Mais para facilitar o reconhecimento.

O pagamento por QR Code está disponível em todos os modais?

Ainda não. Estamos em processo de expansão, e, no momento, o QR Code está disponível no Metrô Rio, nas barcas e na SuperVia (somente na estação Central do Brasil). Para informações onde é aceito o Cartão Digital, Clique aqui.

Em quais estações do MetrôRio posso utilizar o QR Code?

Atualmente, o pagamento via QR Code está disponível nas seguintes estações: Pavuna, Central do Brasil, Carioca, Largo do Machado e Jardim Oceânico. Em breve, estará disponível em todas as estações.

Consigo usar o QR Code sem internet no celular?

Sim, desde que o código já tenha sido gerado e esteja aberto para leitura no validador. Porém, é necessário estar conectado à internet para emitir o QR Code pelo aplicativo.

Posso utilizar o pagamento via QR Code com a tela do celular danificada?

Dependendo do dano, o leitor pode não reconhecer o código, e a catraca não será liberada. Mantenha a tela em bom estado e a luminosidade alta para garantir uma boa leitura.

Posso usar o mesmo QR Code mais de uma vez?

Não. Após o uso, o QR Code é automaticamente inativado e não pode ser reutilizado.

É possível integrar o pagamento por NFC e QR Code com os benefícios do BUC?

Não. O pagamento via QR Code ainda está em fase de expansão, não permitindo a integração com o BUC. Nesse caso, será cobrado o valor integral da passagem. Já com o pagamento por NFC, se atender aos critérios do BUC, os descontos serão aplicados normalmente.

Não estou conseguindo realizar a leitura do QR Code. O que fazer?

Aponte o QR Code para o leitor e verifique a mensagem apresentada:

  • "QR Code já utilizado": Isso significa que o código já foi usado. Gere um novo código.
  • "Saldo insuficiente": Faça uma recarga para continuar.
  • "QR inválido": Tente gerar um novo código.

Certifique-se de que a tela do celular não está danificada e ajuste a luminosidade para 100% para facilitar a leitura. Se precisar de mais ajuda, entre em contato com o Tomais pelo WhatsApp (21) 2127-4000 ou pelo site https://atende.riocardmais.com.br.

Sua dúvida não foi respondida? Fale com o Tomais, nosso assistente virtual.

Falar com o Tomais